sábado, 26 de dezembro de 2009
Enfim... Férias!
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Dieta rica em metionina aumenta o risco de Alzheimer

A metionina é um aminoácido, constituinte de proteínas, cujos níveis são altos principalmente em alimentos de origem animal, como as carnes. Quando os níveis de metionina estão muito altos o corpo tenta se proteger transformando-a em outro aminoácido denominado homocisteína. O problema é que estudos prévios já haviam demonstrado que altos níveis de homocisteína aumentam o risco de doenças cardiovasculares e demência. Para testar a hipótese de que altos níveis de homocisteína afeta o o funcionamento do sistema nervoso, camundongos de 15 meses (o equivalente aos 70 anos de idade humanos) foram alimentados durante 7 meses com uma dieta rica em homocisteína. O grupo de ratos que consumiu a dieta rica em metionina, teve as concentrações de homocisteína muito aumentadas. Além disso houve uma deposição 40% maior de placa amilóide no cérebro, uma medida para o grau no qual a doença de Alzheimer evoluiu. Os pesquisadores também observaram uma menor capacidade de aprendizado e de ganho de novas habilidades nos camundongos com dietas ricas em metionina.
É importante salientar que a metionina é um aminoácido essencial ao organismo e que retirá-la da dieta não irá prevenir a doença, porém o consumo exagerado de carnes poderá acelerar o processo de envelhecimento do sistema nervoso. Por isto, não abuse, a dieta equilibrada é a chave para a prevenção desta e de muitas outras condições associadas com a idade.
sábado, 19 de dezembro de 2009
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Importante - Agrotóxicos
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Pistache aumenta o nível de vitamina E plasmática

Pistaches são uma boa fonte de gama-tocoferol, uma das formas de vitamina E, um antioxidante que reduz o risco de doenças do coração e câncer de pulmão. De acordo com pesquisadores da Universidade do Texas um consumo de 68 gramas diárias de pistache por apenas 4 semanas já é suficiente para aumentar substancialmente os níveis da vitamina E circulante, diminuindo o risco de doenças. Amendoins, nozes, amêndoas, soja e óleos vegetais também são ricos em vitamina E. O estudo foi apresentado na conferência da sociedade americana para a pesquisa do câncer, que ocorreu no início do mês de dezembro.
domingo, 13 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Controle de peso na adolescência

Estudos recentes mostram que 70% dos adolescentes obesos se tornam adultos obesos. Afim de diminuir este percentual muitas pesquisas vem sendo feito a respeito das melhores estratégias para reduzir o excesso de peso na juventude. Em publicação deste mês da associação americana de nutricionistas, 130 adolescentes obesos foram divididos em 4 grupos de acordo com seus hábitos recentes em busca de um corpo mais magro.
- O primeiro grupo incluiu o grupo de adolescentes que consumiu menos calorias, se exercitou mais, diminuiu o consumo de fast food, alimentos ricos em gordura e refrigerantes, consumiu mais água, frutas e verduras, se pesavam com frequência.
- O segundo grupo incluiu os adolescentes que utilizavam laxativos, purgação (vômitos), diuréticos, fumavam ou jejuavam.
- O terceiro grupo foi o de indivíduos que utilizavam suplementos líquidos (shakes), dietas de proteína (Atkins).
- O quarto grupo tinha comportamentos estruturados como contar calorias, anotar os alimentos consumidos ou fazer acompanhamento com um profissional.
Os adolescentes que obtiveram sucesso no tratamento foram aqueles que praticaram atividade física, reduziram o consumo de refrigerantes, andaram mais ou subiram escadas e se pesavam. Em geral, os adolescentes que emagreceram mais foram aqueles que utilizaram uma combinação de 6 ou mais estratégias de controle de peso. O segundo e o terceiro grupos foram os que perderam menos peso. O grupo que perdeu mais peso foi o primeiro, seguido do quarto.
Ou seja, não existem soluções mágicas, e a velha fórmula com mais atividade física, mais frutas e verduras, menos gordura e alimentos pouco nutritivos é a que oferece maiores chances de sucesso.
O artigo “Weight control strategies of overweight adolescents who successfully lost weight”, dos nutricionistas Kerri N. Boutelle, Heather Libbey, Dianne Neumark-Sztainer, e Mary Story, foi publicado no Journal of the American Dietetic Association, Volume 109, n. 12 (dezembro 2009).
Fonte da imagem: http://obesitychildhood.files.wordpress.com/2009/04/11.jpg
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Desidratação afeta o humor

É comum uma perda de 2 a 4% do peso corpóreo de atletas durante o treino ou competição, em decorrência de desidratação. Um estudo publicado no Perceptual and Motor Skills com atletas universitários mostrou que mesmo uma perda pequena de líquido corpóreo (1 a 2%) é acompanhada de mal humor, cansaço e confusão mental. O interessante que este nível de desidratação é o mesmo de muitas pessoas que moram em países quentes como o nosso e que bebem pouca água durante o dia.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Cantina saudável

Um estudo americano mostrou o óbvio: quando as escolas fornecem alimentos mais saudáveis as crianças comem melhor. A dúvida era se não comendo em casa as crianças comeriam mais alimentos de baixo valor nutricional em casa. O legal foi que isto não aconteceu. Comendo frutas na escola levou a um aumento do consumo também em casa. O Brasil possui legislação que regula o tipo de alimento que pode ser vendido nas cantinas, porém ainda observa-se uma grande oferta de sorvetes, balas, chocolates, salgadinhos e refrigerantes em boa parte das escolas, principalmente nas particulares. Além disso, ainda observa-se a necessidade de modificação no cardápio das escolas públicas. Algumas possuem hortas e parcerias com produtores locais porém ainda encontramos preparações pouco nutritivas como cachorro quente e arroz com salsicha e outras
Para ler o estudo:
Schwartz et al. The Impact of Removing Snacks of Low Nutritional Value From Middle Schools. Health Education & Behavior, 2009; 36 (6): 999.
Fonte da imagem: http://www.cm.iparenting.com/fc/editor_files/images/1042/ipgraphics/kidsfood/kfo093.jpg
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Podcast 78 - Toxinas e obesidade
Mapa do consultório
Endereço do consultório: Quadra 301 rua A, edifício Paulo Sérgio, sala 116. Águas Claras - DF. (Em frente à academia Tribus, prédio da padaria Pão premier). Tel: 61-3201-1029. E-mail: dicasdanutricionista@gmail.com
Para visualizar segundo mapa, clique aqui.


