sábado, 30 de maio de 2009

Aleitamento materno melhora a composição corporal das crianças

Vários estudos já mostraram que o ambiente é um fator importante no desenvolvimento da obesidade infantil. Agora, um estudo utilizando absormetria de raios X de dupla energia (DEXA) mostrou que quanto maior o tempo em que as crianças são amamentadas melhor é a composição corporal das mesmas, com mais músculos e menos gordura. O estudo também mostrou que a composição foi melhor quanto mais nutritiva era a alimentação complementar. A mesma é definida como a alimentação no período em que outros alimentos ou líquidos são oferecidos à criança, em adição ao leite materno. Alimento complementar é qualquer alimento dado durante o período de alimentação complementar e que não seja leite materno. No estudo em questão, quanto mais rica em frutas, verduras e alimentos preparados em casa maior era o percentual de massa magra aos 4 anos de vida.

Saiba mais:

Robinson et al. Variations in infant feeding practice are associated with body composition in childhood: a prospective cohort study. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, August 2009.

Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos.

Fonte da imagem: http://www.wincouncil.org.sg/images/article/babycare-breastfeeding/babycare-breastfeeding.jpg

0 comentários:

Mapa do consultório

Exibir mapa ampliado

Endereço do consultório: Quadra 301 rua A, edifício Paulo Sérgio, sala 116. Águas Claras - DF. (Em frente à academia Tribus, prédio da padaria Pão premier). Tel: 61-3201-1029. E-mail: dicasdanutricionista@gmail.com

Para visualizar segundo mapa, clique aqui.